quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os Benefícios da Argila


A argila pode proporcionar grandes benefícios para a pele
Foto: Reprodução
  Estamos em uma era em que os cuidados e a preocupação com a beleza se intensificam a cada dia. As mulheres do século XXI já não querem envelhecer como suas avós. A grande preocupação de muitas é chegar aos cinquenta com uma pele semelhante a dos trinta, lisinha e bonita. Tendo em vista esses desejos, as indústrias de cosméticos produzem todos os dias diferentes formas de produtos e tratamentos que prometem atender a esse tão exigente pedido.
  Existe um tratamento natural muito eficaz para a pele que não é novidade, porém está sendo lembrado com mais frequência entre aquelas que desejam uma pele bonita, saudável e hidratada. É a argila, a substância natural capaz de hidratar e revigorar a pele e deixar os cabelos mais bonitos.
  A argila, de origem mineral, é coletada diretamente do solo e é composta por alumínio, sílica e água. Entre alguns dos benefícios da argila estão a reprodução celular integral, absorção de toxinas e impurezas, a esfoliação da pele e do couro cabeludo, reconstituição dos tecidos, desintoxicação metabólica, capilar, facial e corporal, diminuição da oleosidade da pele e do cabelo, suavização da pele e ainda proporciona um efeito calmante. 

Diferentes tipos de Argila


Argila branca: É a mais suave de todas. Com efeito clareador, a argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual de alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. A argila branca absorve a oleosidade da pele sem desidratar, tendo ação suavizante, cicatrizante e tensora branda. É indicada para todos os tipos de pele, em especial as que estão expostas frequentemente ao sol. 

Argila verde: É indicada para peles oleosas e com acne. Esta argila Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante. É indicada para absorver as toxinas e a oleosidade da pele. Além disso, nutre os tecidos com sais minerais e suga a radiação solar, retardando ainda o envelhecimento precoce da pele. 
Argila amarela: Com propriedades tensoras, a argila amarela aumenta a elasticidade, reduz as rugas e retarda o envelhecimento da pele. É indicada para o rejuvenescimento da pele, pois é rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno.   
Argila vermelha: É a argila mais indicada para peles sensíveis e rosadas. A argila vermelha é redutora de pesos e medidas. Quando aplicada em movimentos circulares na face, produz intensa renovação celular. Essa argila pode ser misturada com a branca, originando assim a argila rosa. Esta, por sua vez, é mais suave e tem ação desinfetante e cicatrizante. A argila rosa fornece os minerais necessários para restaurar o viço e o brilho natural da pele e dos fios de cabelo, deixando-os sedosos e macios.
Argila cinza: É indicada para peles oleosas e com manchas. Rica em titânio, a argila cinza combate espinhas, cravos e atua como esfoliante. É um antioxidante natural capaz de retardar o envelhecimento da pele. Além disso, é reguladora da seborréia capilar, absorvendo a irradiação solar, clareia manchas e ajuda na redução de pesos e medidas quando utilizada em tratamentos estéticos. 
Argila marron: Esta é uma argila rara de ser encontrada devido à sua pureza. Possui efeitos purificantes, adstringentes, cicatrizantes e tonificadores. Tem poder revitalizador na pele e nas células, combatendo a acne, ativando a circulação e rejuvenescendo. 
Argila preta: Também conhecida como Lama Negra ou Vulcânica, é a mais nobre de todas. A argila preta é muito utilizada para a desintoxicação da pele, especialmente em peles oleosas.  Possui ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Com seu alto teor de alumínio e silício, além de tratamentos estéticos, também é muito utilizada na cura de doenças. É indicada para quem deseja rejuvenescer a pele. 
Para se beneficiar das propriedades da argila, não é necessário recorrer a um profissional. É possível utiliza - lá em casa mesmo. Para tanto, é preciso de alguns procedimentos simples: 
- Antes da aplicação, a pele deve estar limpa;
- Use uma colher (sopa) de pó de argila e adicione água mineral ou chá de camomila o suficiente para formar uma pasta. 
- Aplique no rosto com a ajuda de um pincel ou com os próprios dedos, evitando a região dos lábios e dos olhos. Deixe secar bem e retire com água. A pele ficará vermelha, mas isso é normal devido a argila ativar a circulação. 
 - Seque o rosto delicadamente. Não use cremes ou maquiagens pelas próximas duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião, Crítica ou Sugestão: