terça-feira, 13 de novembro de 2012

Alimentos que Fazem Bem para o Humor!

Saiba quais são os alimentos que ajudam a manter o bom humor

Acordar cedo todos os dias, trabalhar até tarde e enfrentar os problemas do dia a dia requer muito bom humor. Porém, em alguns dias a vontade de ficar na cama até mais tarde e esquecer que o dia está cheio de compromissos e tarefas, fala mais alto.
Estar de bom humor ajuda a enfrentar com mais facilidade as dificuldades que aparecem ao longo dia. Ajuda a se relacionar melhor com as pessoas e faz a vida ser mais leve.
Mas o que fazer naqueles dias que dá vontade de sair por aí gritando suas angústias e emoções? Nos dias em que ninguém pode te olhar diferente?
Parar e respirar um pouco pode ser a solução, mas se não for o suficiente, saiba que existem alguns alimentos que podem ajudar seu bom humor a voltar.
Isso mesmo! A alimentação pode ser uma grande aliada do humor e do bem estar. Confira quais são esses poderosos alimentos:


Abacate: É rico em beta sitosterol, substância responsável por regular o cortisol, que é o hormônio do estresse. 


Alface: Além de ser ótima para a pele e para a saúde geral do organismo, a alface atua também como calmante devido a substância lactucina, presente nos talos. 

Aveia: É rica em triptofano, que aumenta a produção de serotonina – substância responsável por regular o humor, o sono, o apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais – e de selênio, que produz energia. 

Banana: A fruta é rica em carboidratos que age na produção da serotonina, e também em vitamina B6, que aumenta a energia do organismo. 

Brócolis: É rico em ácido fólico, responsável pela liberação da serotonina.


Chocolate: Comer um chocolatinho pode ajudar muito no seu estado de espírito. Isso porque o chocolate é rico em minerais como o cobre, manganês e magnésio. Contém também tirosina, que aumenta a produção de serotonina. Além disso, comer um chocolate é importante para a produção de endorfina e dopamina, que são neurotransmissores que ajudam no relaxamento. 

Espinafre: É rico em magnésio, que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A e C, sendo um antidepressivo. Contém ainda, vitaminas do complexo B, que deixam o sistema nervoso bem tranquilo.

Frutas oleaginosas: São elas nozes, castanhas, amêndoas e castanha-do-pará. Estas são ricas em selênio, substância responsável pela diminuição do estresse e da depressão. 


Laranja, Jabuticaba e Maracujá: Estas frutas possuem grandes quantidades de vitamina C, responsável por diminuir o cansaço e o estresse. 

Leite: Possui tripofano – substância que aumenta a produção da serotonina – por isso, ao beber leite, é produzido no organismo um efeito relaxante. 



Mel: Rico em minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e em cálcio, que tem o poder de acalmar. Além disso, possui um alto índice glicêmico, provocando a sensação de prazer ao liberar a serotonina . 

Ovos: Além de excelente para a memória, o ovo possui grandes quantidades de tiamina e niacina, que são ótimas para o bom humor.




Peixes e Frutos do Mar: Combatem o cansaço e a ansiedade. São ótimos aliados na atividade cerebral, pois possuem grandes fontes de minerais. A ostra é rica em zinco, mineral essencial para o bom humor.  





                                                                                                                                      
Inclua esses e outros alimentos saudáveis no seu cardápio e viva de bem com a vida!


*Lembrando que é sempre importante consultar um profissional qualificado antes de começar qualquer dieta ou mudar hábitos alimentares. Esse post tem caráter meramente informativo.

 Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião, Crítica ou Sugestão: