quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A importância do Protetor Solar

O Câncer de Pele é a principal conseqüência da falta de proteção solar 

 O verão é a estação do calor, das férias e do sol. Sol que por vezes ajuda a conseguir um bronzeado incrível, mas em contrapartida, sem os devidos cuidados, pode trazer problemas para a pele e para a saúde. 
Proteção Solar: Hábito do Bem!
 O uso diário do protetor solar traz diversos benefícios para a pele, dentre eles proteção contra os raios solares, contra queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e, ainda, contra o câncer de pele, cuja incidência no Brasil só aumenta. Todos esses fatores negativos podem ser evitados com o simples hábito de usar protetor solar diariamente, em todas as estações do ano, até mesmo em dias chuvosos. 
 Muitas pessoas ainda não incluíram em sua rotina o costume de proteger a pele com os protetores ou bloqueadores solares. Outras usam o produto apenas nos dias de praia. O correto é usar o protetor solar diariamente, mesmo no inverno e em dias nublados ou chuvosos, pois a radiação UVA, que é a responsável pelo envelhecimento precoce, está presente também nos dias em que o sol não aparece. 

Câncer de Pele

 O Brasil tem uma infeliz estatística quantos aos índices de Câncer de Pele. Corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados. O país está localizado entre o Trópico de Capricórnio e o Equador e, por isso, recebe com mais intensidade os raios solares, aumentando ainda mais os riscos de câncer de pele. 
Os cuidados com o sol são essenciais
para uma pele bonita e saudável !
 Existem dois tipos de Câncer de Pele, o melanoma cutâneo e não melanoma. O Melanoma Cutâneo é um tipo de câncer que age nas células que produzem a melanina, os melanócitos, e são responsáveis pela cor da pele. Dos 25% de tumores malignos de Câncer de Pele no Brasil, 4% são melanomas. Este é mais grave, pois causa metástase – alastramento da doença. Já o não melanoma tem maior incidência no país e, ser for detectado no início, apresenta maiores chances de cura. 
 O Câncer de Pele assim como os demais danos causados na pele devido à exposição indevida ao sol podem ser evitados. Usar chapéu, protetor solar e respeitar os horários de exposição solar entre às 10h e 16h são atitudes simples, mas que, se fizerem parte da rotina do dia a dia, podem evitar muitos agravos à saúde. 
 O sol tem muitos benefícios e quando a pele fica exposta de forma correta e bem protegida, pode ser um aliado da saúde! 
 Respeite os limites, jamais se esqueça de usar o protetor solar e aproveite toda a energia positiva e tudo de bom que o sol pode te oferecer!

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião, Crítica ou Sugestão: