quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Esfoliação da Pele

Conheça a importância e os benefícios de incluir esse procedimento na rotina da sua pele

Existem alguns procedimentos estéticos que são utilizados apenas para corrigir imperfeições da pele ou para mantê-la bonita, sendo que a falta destes não trará malefícios para a pele. No entanto, existe um método que é essencial para a pele, capaz de devolver o viço e a beleza da cútis. Esse processo, simples e que pode ser realizado em casa, chama-se esfoliação. 

A esfoliação consiste em um método responsável pela renovação celular, eliminando as células mortas de sua superfície, deixando a pele com uma aparência mais uniforme e sedosa. Além disso, a esfoliação elimina acnes, pequenas manchas e estimula a produção de novas células com mais colágeno, deixando a pele mais hidratada.

O segredo para a esfoliação deixar a pele ainda mais viçosa é caprichar na hidratação. Após a aplicação do esfoliante é importante passar um hidrante corporal ou facial. Também é importante esfoliar a pele à noite, pois o hidratante agirá melhor na pele.  

Quem tem pele muito seca deve evitar a esfoliação, pois como o processo remove o excesso de oleosidade, a tendência é que a pele fique ainda mais seca. O ideal para as peles oleosas, mistas e normais é esfoliar a cada quinze dias. Esfoliação em excesso também pode ser prejudicial, pois o atrito constante retira a camada de proteção da pele, podendo machucá-la. Os produtos esfoliantes mais comuns são em forma de cremes e sabonetes.

A esfoliação deve ser feita em todas as partes do corpo, inclusive no rosto. Porém, cada área exige um método e um esfoliante diferente. Conheça todos os tipos de esfoliação: 

Esfoliação Corporal

A pele do corpo geralmente é mais seca do que o rosto, principalmente em áreas como cotovelos, joelhos e calcanhares.

É importante esfoliar a pele uma vez por semana. No verão, esse processo ajudará a manter o bronzeado bonito e uniforme na pele. No inverno o ideal é diminuir a frequência das esfoliações para que a pele não perca a camada de gordura que a protege do frio. 

A melhor maneira de aplicar o esfoliante é logo após o banho. Ainda no chuveiro, desligue-o e com a pele úmida aplique o esfoliante em movimentos circulares e suavemente. Nas áreas mais ásperas (cotovelos, joelhos e calcanhares), aplique com um pouco mais de pressão. Enxágue com água morna ou fria e aplique um hidratante. 

Esfoliação Facial

A esfoliação facial é essencial para a beleza e saúde da pele. Os esfoliantes removem acnes, evitam a oleosidade excessiva e mantém a uniformidade da pele. “Esfoliar a pele com delicadeza e ingredientes naturais promove uma adstringência essencial, ou seja, ela fica livre de oleosidade e isso favorece os benefícios de uma outra máscara que for aplicada em seguida ou mesmo do creme hidratante ou antiidade habitual, já que a pele fica extremamente limpa”, justifica a fisioterapeuta dermato-funcional Lorice Miguel, de São Paulo. É importante esfoliar a cada quinze dias. Em excesso pode prejudicar a cútis, deixando-a muito seca e agredindo a pele.

A pele do rosto é mais sensível, por isso precisa de maiores cuidados. O esfoliante corporal nunca deve ser aplicado no rosto. Este é mais agressivo pois é específico para uma pele mais grossa. Na face devem ser utilizados esfoliantes mais leves, que são desenvolvidos para essa finalidade. 

Após escolher um esfoliante de acordo com as características da pele de seu rosto, é importante preparar a pele para recebê-lo. O ideal é usar um sabonete específico para cada pele e, em seguida, com ela úmida, aplicar o esfoliante em movimentos circulares. 
Após enxaguar a pele é importante lavar com o sabonete mais uma vez para que não fique nenhum resíduo do esfoliante. Em seguida aplique seu hidratante habitual. 

Esfoliação dos Pés e das Mãos

Quem acha que mãos e pés não merecem cuidados está enganado. Ao passar dos anos, as mãos podem conter tanto ou mais rugas do que no rosto. Já os pés, quando não recebem a hidratação necessária tendem a se tornar ressecados e com rachaduras. Por isso é importante estender os cuidados que se tem com o corpo e com a face até as mãos e os pés. Existem esfoliantes e hidratantes específicos para essas áreas que apresentam ótimos resultados. 

A esfoliação nos pés e nas mãos deve ser feita uma vez por semana e da mesma forma que nas outras áreas. Devem estar úmidos e o esfoliante deve ser aplicado em movimentos circulares. Após o enxágue, aplique o hidratante. 

Com a aplicação frequente de esfoliantes e hidratantes, em pouco tempo a pele já começa a responder. Menos oleosidade, menos acnes, mais viço, mais uniformidade e uma pele muito mais hidratada são alguns dos benefícios de incluir esses cuidados na sua rotina. 

P.S.: Em breve estarei postando algumas receitinhas caseiras de esfoliantes para a pele. Simples e fáceis de fazer, proporcionam o mesmo efeito dos esfoliantes industrializados e possui um custoxbenefício bem melhor.  

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Opinião, Crítica ou Sugestão: