terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os sucos e os benefícios para a saúde

   Incluir frutas diariamente na alimentação é a melhor forma para manter uma vida saudável. E não é preciso escolher apenas uma ou duas por dia. É possível consumir diversas frutas ao mesmo tempo de uma forma simples: por meio de sucos. Os sucos naturais permitem misturar diferentes frutos, acrescentar sementes e até hortaliças. Além de serem ótimos no verão para refrescarem, os sucos trazem muitos benefícios para a saúde. Mantém a beleza da pele, ajudam a eliminar as toxinas do organismo, causam sensação de bem-estar e até mesmo de saciedade. São ótimos para dietas, podendo substituir o lanchinho da manhã ou da tarde.
  

  Não sou expert no assunto, mas como gosto muito de pesquisar sobre alimentos e bebidas que contribuem para a saúde, vou dividir com vocês algumas receitas simples, fáceis de fazer e que podem trazer grandes benefícios para sua saúde.
  Escolhi para hoje dois sucos que são bem fáceis de serem preparados. Um deles é um suco antioxidante e diurético. O outro é um ótimo aliado no cuidado com a beleza da pele.
  Uma ótima opção para uma alimentação saudável no verão é consumir alimentos leves e aderir ao hábito de ingerir sucos naturais.
  
Suco I – Melância e Aipo

1 fatia de melância
Um punhado de aipo (salsão)

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.


  Benefícios do Suco: Este suco tem a função de eliminar as toxinas do organismo. A melância é uma fruta rica em água. Com aproximadamente 90% de água na sua composição, atua como um excelente diurético no corpo humano. Além disso, possui propriedades digestivas. É rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C). Quem gosta de controlar as calorias que ingere deve acrescentar a melancia no seu cardápio, pois ela tem baixo teor calórico. Cada 100 gramas da fruta contêm em média apenas 30 calorias. Já o Aipo, também conhecido como salsão, é antioxidante, auxilia na digestão e no combate ao ácido úrico. É rico em vitaminas B2 (A, B1, B5, C, E), magnésio, ferro, cloreto de sódio. Combinado com a melancia, tornam-se um poderoso suco diurético.
 Dica pessoal: Geralmente eu substituo o aipo por salsinha. É mais fácil de encontrar e não altera o sabor do suco. A salsinha também é rica em vitaminas, tais como A, B1, B2, C e D. Quando cozida, ela perde suas propriedades, por isso tomar o suco é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios da salsa.

Suco II – Suco da Beleza Total

2 cenouras cruas picadas

½ maçã com a casca e sem sementes 
1 xíc. (chá) de melão picado 
1 fatia de gengibre sem casca 
1 punhado de salsa 
1 col. (sobremesa) de linhaça (deixe de molho na água de um dia para o outro) 

Modo de preparar: passe os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador. Se preferir, coe. 


  Benefícios do Suco: Este suco traz excelentes benefícios para a pele. A cenoura e a salsa são fontes de betacaroteno, que, transformado no organismo em vitamina A, estimula o sistema imunológico e atua na recuperação e no brilho da pele. Contém ainda, substâncias antiinflamatórias e antienvelhecimento. Já o melão, é uma fruta rica em vitaminas A, C e do complexo B. É também uma excelente fonte de sais minerais como o ferro, o cálcio e o fósforo. Uma porção de 100 gramas contém apenas 30 calorias. A maçã é rica em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo. Sua casca também possui um excelente valor nutritivo. Contém a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Por isso a importância de utilizar também a casca da maçã no suco. Cada 100 gramas de maçã possui, em média, 55 calorias e 1,5 gramas de fibras. A linhaça é a uma semente indispensável no cardápio. Rica em fibras, ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas. Além de manter a pele bonita, a linhaça é ótima aliada para quem busca perder peso. Isso ocorre pois diminui o apetite e aumenta a sensação de saciedade. Por último, uma planta que nunca deve ficar de fora da alimentação: o gengibre. Rico em propriedades medicinais, o gengibre tem o poder de eliminar as gordurinhas indesejadas e prevenir o aparecimento das temidas rugas, atuando contra o envelhecimento precoce da pele. O gengibre é fonte de vitamina B6, magnésio, potássio e cobre.

Dica: Não utilize açúcar ou adoçante nos seus sucos. Se o gosto não ficar tão bom, opte por alguma fruta saborosa que você goste. O ideal é consumir estes sucos naturalmente. Seus benefícios são muito maiores.
São tantos os benefícios que as frutas, as sementes e as hortaliças trazem para nosso organismo que por vezes não nos damos conta disso e deixamos de aproveitar todo seu poder medicinal. Incluir sucos naturais no seu dia a dia é uma forma divertida de aproveitar todos as vitaminas e os nutrientes que os alimentos trazem para nosso organismo, que são essenciais para uma vida saudável!

Um comentário:

  1. Baita de uma matéria Amor! Agora eu vi como foi bom aderirmos estas práticas ao nosso dia a dia..
    Refri?! só para limpeza, hehe..
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe sua Opinião, Crítica ou Sugestão: